Em uma landing page, você pode esperar algumas coisas do usuário, dentre elas:
- Que ele leia alguma informação;
- Que ele compre algo que você esteja vendendo;
- Que ele forneça as informações de contato;
- Todas as alternativas acima!
De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Marketing Sherpa, cada vez mais as landing pages são implementadas nas iniciativas de web marketing. Entretanto, verifica-se que alguns profissionais ainda deixam de fora de suas ações web a prática das landing pages. Como pode?
Não vamos nos aprofundar no mérito da discussão "use landing pages"; vale ressaltar somente que se levarmos em consideração o ROI de suas ações web, você terá muito mais resultado ao direcionar suas iniciativas para uma landing page ao invés de utilizar a homepage de sua empresa; nem todas as pessoas perderão tempo navegando por todas as suas páginas atrás daquilo que motivou o clique em um e-mail, por exemplo. Para alavancar vendas, adote as landing pages.
Contudo, além de usá-las, é importante pensar em otimização. Vamos ver como landing pages podem aumentar sua conversão e adquirir leads qualificados.
Landing pages aprimoradas alavancam qualquer campanha e otimizam seu custo de conversão, que pode ser calculado da seguinte forma:
Custo por clique x taxa de conversão = custo por conversão
Pensando além: Melhores Práticas
Cada tipo de negócio exige um approach diferente; não existe milagre e nem regra. É aconselhável que cada empresa desenvolva o seu próprio documento de melhores práticas. No entanto, alguns pontos devem ser comuns a todas as estratégias para otimizar landing pages:
- Cabeçalho claro, que comunique diretamente o seu objetivo principal;
- Uma imagem condizente com o que você está comunicando;
- Navegação mínima: a landing page não é uma homepage; procure usar conteúdo
- Caso haja formulários, não exagere no número de campos;
- Botões persuasivos: botões foram concebidos para serem clicados
- Fácil de carregar: nem todo mundo tem a mesma banda larga que você.
Momento da auto-avaliação
Pergunte-se:
- Caso haja formulários, existem mais de 8 campos? Esses campos são de preenchimento relevante para alguém que provavelmente está na fase inicial do ciclo de compra?
- As imagens e outros elementos gráficos estão em boa qualidade (resolução)?
- Os elementos críticos da sua landing page (imagens, formulários, botões) estão acima da dobra da página?
- Existe um telefone para contato em sua landing page?
Outro ponto importante é manter a identidade entre a peça de sua campanha web e a landing page. O usuário deve sentir que existe uma continuidade entre o que motivou o clique e a landing page. Para isto, use os mesmos elementos gráficos, o mesmo estilo de redação e a mesma essência de conteúdo.
As melhores landing pages respondem a 3 perguntas em menos de 5 segundos:
- O que está sendo oferecido?
- Por que eu devo ler esta página?
- Como eu devo proceder nesta página?
Toda a preocupação acima será em vão se você não medir sua iniciativa. Nesse caso, um bom software de web analytics fará a mensuração da sua conversão.
Facilite a entrada em sua landing page e dificulte a saída dela!
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