Estava redigindo o meu artigo da semana e nele falo um pouco sobre a Análise SWOT, ou como é chamada aqui no Brasil, Matriz FOFA. Se você achou o nome engraçado, nem imagina como os profissionais de marketing na Argentina chamam. Ou se imaginam, estão rindo. Olhe aqui. Só podiam ser os hermanos.
Brincadeiras a parte, vamos aos fatos.
Bom gente, a Matriz FOFA não é só um quadrado dividido em quatro com alguns tópicos em cada uma das divisões. Através da análise destes dados, é possível tirar uma série de conclusões e traçar estratégias bem batutas, que podem ser inclusive utilizadas para traçar diretrizes relacionadas a planos de webmarketing.
Vamos a um esboço de Matriz FOFA.
Pequeno glossário curto e grosso:
FORÇAS: Coisas que a empresa faz bem
FRAQUEZAS: Coisas que a empresa não faz bem
OPORTUNIDADES: Condições do ambiente externo que favorecem as forças
AMEAÇAS: Condições no ambiente externo que não favorecem as forças ou enfatizam as fraquezas.
AMBIENTE EXTERNO: Todos os elementos que, atuando fora de uma organização, são relevantes para suas operações; incluem variáveis econômicas, demográficas, tecnológicas, político-legais e socioculturais.
AMBIENTE INTERNO: Elementos controláveis pela organização que impactam sua capacidade de obter lucros, negativa ou positivamente. Envolve clientes, concorrentes, distribuidores, fornecedores, etc.
Agora veja só o que dá pra fazer de legal com a Matriz FOFA. Cruzando as informações, é possível traçar algumas estratégias de ação. Vamos lá:
Estratégias de Capitalização
Forças x Oportunidades – Área de domínio da empresa
Use seus pontos fortes para aproveitar as suas oportunidades. Ações incluem o desenvolvimento:
- De negócios;
- De produtos;
- Financeiro;
- De capacidades;
- De estabilidade;
- De diversificação.
Fraquezas x Oportunidades – Área de aproveitamento potencial
Modifique seus pontos fracos para aproveitar oportunidades. Busque por:
- Inovação;
- Internacionalização;
- Parcerias;
- Expansão.
Forças x Ameaças - Área de risco enfrentável
Use seus pontos fortes para evitar ameaças. Foque em:
- Estabilidade;
- Nichos;
- Especialização.
Fraquezas x Ameaças – Área de risco acentuada
Minimize os pontos fracos e evite as ameaças. Opte por:
- Redução de custos;
- Desinvestimento;
- Liquidação do negócio.
Lembre-se do Mantra:
…
Toda Força é uma Fraqueza em potencial…
…Toda Fraqueza é uma Força em potencial…
…Toda Oportunidade é uma Ameaça em potencial…
…Toda Ameaça é uma Oportunidade em potencial…
Falei demais! Chega! Por hoje é só!
Show de bola tua explicação. Simples e objetiva. Faço Adm. mkt e publicidade e estudamos isso. Agopra... a abreviação de los hermanos é triste, haha.
ResponderExcluirAbraços e parabéns!